terça-feira, 27 de julho de 2021

Tratamento para a dor crônica deve ser reavaliado

 Investigadores do Canadá avaliaram a utilização de um tratamento especializado para a dor crônica e o seu impacto nos cuidados de saúde e prescrição de opiáceos.

Os investigadores focaram-se nos bloqueios paravertebrais (PVB, na sigla em inglês) que envolvem a injeção de medicamentos à volta dos nervos onde saem dos ossos da coluna vertebral, em diferentes locais, dependendo dos doentes e da dor crônica que estão a sentir.

Os investigadores afirmaram que a utilização regular destes procedimentos tem sido questionada pelos prestadores de cuidados de saúde devido ao seu custo elevado e às provas limitadas dos seus benefícios na redução da dor crônica.

A investigação incluiu os dados de 47.723 doentes e mostrou que, no ano após o primeiro PVB dos doentes, houve um aumento significativo do número de consultas médicas, sendo também realizados PVB adicionais após o primeiro tratamento, pelo que 26% dos doentes receberem um PVB dez ou mais vezes num ano e 8% receberem 30 ou mais. 

Os investigadores verificaram ainda que não foi encontrada qualquer alteração global na dosagem de opiáceos no ano após o início do PVB, em comparação com o ano anterior.

Os investigadores concluíram que estes dados forneceram uma perspectiva ampla sobre a utilização de PVB e sobre a utilização de tratamentos de bloqueio nervoso em geral, conseguindo documentar o impacto do mesmo nos cuidados de saúde e no uso de opiáceos.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário