terça-feira, 27 de julho de 2021

Anticorpos com toxinas podem ajudar a tratar a fibrose hepática

Investigadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, descobriram que um tratamento com imunotoxinas pode ajudar a tratar a fibrose hepática.

Os investigadores explicaram que o abuso crônico do álcool e a hepatite podem ferir o fígado e levar à fibrose, à acumulação de colágeno e de tecido cicatrizado. Como tal, os investigadores tiveram como objetivo procurar formas de impedir as células hepáticas de produzir colágeno.

Os investigadores utilizaram imunotoxinas para estas matarem células produtoras de colágeno no fígado, acreditando que, se esses anticorpos portadores de moléculas tóxicas conseguissem encontrar e ligar-se as células, as células comeriam as mesmas e morreriam.

A investigação mostrou que a fibrose hepática pode ser tratável com imunotoxinas concebidas para se ligarem a uma proteína chamada mesotelina. A mesotelina é raramente encontrada num corpo saudável, uma vez que apenas as células cancerígenas e as células hepáticas produtoras de colágeno produzem a proteína.

Os investigadores transplantaram células hepáticas isoladas de doentes para ratos e trataram-nas com a imunotoxina antimesotelina. Estes verificaram que 60 a 100% das células humanas produtoras de mesotelina foram mortas pelas imunotoxinas, o que também reduziu a deposição de colágeno.

Os investigadores pretendem agora testar este método noutros órgãos, uma vez que foi comprovado que o método pode ser utilizado de forma segura em pessoas com fibrose hepática.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário