terça-feira, 27 de julho de 2021

Descoberta nova abordagem de tratamento para o melanoma metastático

Investigadores do Hospital del Mar, em Espanha, descobriram que a combinação da quimioterapia e inibidores do oncogene BRAF é uma estratégia muito eficaz para combater o melanoma metastático.

Nesta investigação foram analisados os efeitos que a combinação dos dois tipos de tratamento tinha no melanoma maligno, tendo por base investigações anteriores que mostraram que o bloqueio da expressão oncogênica do BRAF reduziu a capacidade de reparação das células cancerosas do cólon e do reto após o tratamento quimioterápico.

Os investigadores combinaram a quimioterapia de baixa dose com os inibidores de BRAF em modelos de ratos e em células tumorais in vitro, danificando o DNA da célula tumoral com a quimioterapia e impedindo a reparação da célula através dos inibidores de BRAF.

A investigação mostrou que a combinação foi eficaz após uma semana de tratamento e os benefícios da mesma mantiveram-se após o final do tratamento. 

Os investigadores explicaram que o tratamento combinado elimina as células tumorais em vez de parar o seu crescimento, o que evitaria tratamentos demorados e o possível desenvolvimento de resistência aos mesmos. 

Os investigadores concluíram que esta abordagem poderia ser aplicada a outros tipos de câncer, incluindo alguns subtipos raros de melanoma que são atualmente intratáveis. 

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário