terça-feira, 27 de julho de 2021

Medição precoce dos níveis de açúcar na diabetes tipo 2 melhora prognósticos

Investigadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que a medição precoce dos níveis de açúcar em pessoas com diabetes tipo 2 pode ajudar a prevenir a morte nos mesmos 10 a 20 anos mais tarde.

Os investigadores explicaram que as pessoas que contraem diabetes tipo 2 precisam controlar os seus níveis de açúcar no sangue, uma vez que os anos imediatamente após o diagnóstico podem influenciar o seu risco de ataques cardíacos e morte. 

Os investigadores estudaram como é que os níveis de açúcar no sangue desde o momento em que a diabetes tipo 2 é diagnosticada se correlacionavam com o risco de ataques cardíacos e de morte. 

A investigação teve como base uma análise dos níveis de açúcar no sangue de doentes nos primeiros anos após a diabetes tipo 2 ter sido diagnosticada até ao prognóstico de enfarte do miocárdio e morte 10 a 20 anos mais tarde.

Os investigadores verificaram que a determinação dos níveis de açúcar no sangue de acordo com as diretrizes de tratamento (HbA1c 52 mmol/mol ou inferior) desde o momento do diagnóstico foi associada a um risco de morte aproximadamente 20% inferior 10 a 15 anos mais tarde, em comparação com doentes com um nível mais elevado de açúcar no sangue. 

Os investigadores verificaram ainda que atrasar a introdução de bons níveis de açúcar no sangue até 10 anos após o diagnóstico estava associado a um risco de morte apenas 3% mais baixo.

Marcus Lind, líder da investigação, afirmou que estes resultados mostraram que o tratamento precoce adequado da diabetes tipo 2 é crucial para otimizar os cuidados dos doentes, assim como os seus prognósticos. 

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário