quarta-feira, 21 de julho de 2021

Novo fármaco impede flashbacks e pesadelos em doentes com stress pós-traumático

Investigadores do Japão identificaram um medicamento, chamado trihexifenidilo, que pode reduzir significativamente os flashbacks e pesadelos experimentados por doentes com transtorno de stress pós-traumático (TEPT).

Em investigações anteriores foi verificado num doente com TEPT que, após este receber uma infusão de antibióticos e brometo de butil escopolamina, um anticolinérgico periférico que não atravessa a barreira hematoencefálica, este deixou de ter flashbacks e pesadelos por completo, 20 minutos após a infusão.

Os investigadores explicaram que o brometo de butil escopolamina não deveria ser capaz de atravessar a barreira, no entanto, estes deduziram que o cérebro do doente podia estar num estado de excitação cerebral grave devido ao TEPT, o que pode ter tido efeito no núcleo de Meynert, que está ligado à permeabilidade da barreira. 

Os investigadores afirmaram que devido à excitação anormal dos gânglios basais de Meynert, o fármaco pode ter entrado no cérebro e ativado a ação anticolinérgica para suprimir a secreção anormal de acetilcolina de circuitos de acetilcolina associados à memória centrados nos gânglios basais de Meynert, eliminando assim os flashbacks.

Uma vez que o TEPT é gerado através de um circuito de acetilcolina centrado nos gânglios de Meynert, foi considerada a utilização do trihexifenidilo, um agente anticolinérgico central utilizado para aliviar vários efeitos secundários induzidos por fármacos que atuam sobre o sistema nervoso central, bloqueando a atividade da acetilcolina.

Os investigadores administraram o fármaco em 34 doentes com TEPT, que tinham recebido anteriormente tratamento psiquiátrico durante vários anos sem benefícios terapêuticos, e verificaram que 88% dos mesmos relataram pesadelos ligeiros ou nulos relacionados com TEPT e 79% relataram respostas semelhantes para flashbacks. 

Os investigadores concluíram que o trihexifenidilo teve eficácia e tratou os pesadelos e flashbacks relacionados com o TEPT entre um a dois dias, mostrando que este é um potencial tratamento para este transtorno. 

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário