quarta-feira, 21 de julho de 2021

Investigadores reduzem gravidade da apneia do sono em 30%

Investigadores da Sociedade Fisiológica, Reino Unido, conseguiram reformular com sucesso dois medicamentos existentes para reduzirem a gravidade da apneia do sono.

A apneia do sono é uma condição em que a via aérea superior desde a parte de trás do nariz até à garganta se fecha repetidamente durante o sono, restringindo a ingestão de oxigênio. As pessoas com apneia não tratada são mais suscetíveis de desenvolverem doenças cardiovasculares, demência e depressão.

Investigações anteriores mostraram que duas classes de medicamentos, a reboxetina e o brometo de butilo, eram capazes de manter os músculos ativos durante o sono em pessoas sem apneia do sono, e ajudar as mesmas a respirar.

Nesta investigação estes medicamentos foram reexportados através de uma multiplicidade de instrumentos de registo que mediram os mesmos para verificar medir se estes poderiam visar com sucesso as principais causas da apneia do sono.

Os investigadores tiveram como objetivo tentar equilibrar a atividade elétrica dos músculos em torno das vias respiratórias, evitando o colapso da garganta durante o sono, e melhorando a regulação do dióxido de carbono e a respiração durante o sono.

A investigação mostrou que estes medicamentos aumentaram a atividade muscular em torno das vias respiratórias dos participantes e reduziram a gravidade da apneia do sono dos participantes até um terço. O tratamento melhorou consequentemente o consumo de oxigênio e reduziu o número de paragens respiratórias em um terço.

Os investigadores concluíram que estes resultados podem ajudar a aperfeiçoar estes tipos de medicamentos, para que tenham ainda mais benefícios do que os que foram atualmente encontrados. Estes pretendem testar no futuro se estes tratamentos podem ser combinados com outros fármacos existentes de forma a melhorarem a sua eficácia.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário