Um grande estudo espanhol revelou mais um problema grave para quem convive com diabetes: a condição está associada a um risco significativamente maior de morte prematura, não só devido à complicações cardiovasculares, mas também como um resultado de câncer e outras doenças graves.
Em uma análise combinada de mais de 55 mil pessoas, os autores do estudo descobriram que pacientes com diabetes tiveram um risco aumentado de morte prematura de câncer no fígado, colorretal e pulmão, assim como doença renal e no fígado, além das complicações cardiovasculares mais conhecidas, tais como infarto do miocárdio e AVC.
Os resultados reforçam estudos anteriores que mostram que, embora a mortalidade global de diabetes tenha caído nos últimos anos, pacientes com a condição ainda tem uma expectativa de vida reduzida e passam mais tempo com deficiência do que as pessoas sem diabetes.
A associação entre diabetes e morte cardiovascular foi demonstrada muitas vezes. No entanto, os autores apontaram que a relação com a mortalidade por câncer não é tão bem descrita na literatura.
Para combater as altas taxas de mortalidade entre os pacientes com diabetes, os pesquisadores pedem por “atividades preventivas mais eficientes para reduzir a incidência da doença e suas complicações.”
Estudos anteriores mostraram que o curso da diabetes pode ser alterado por mudanças nas atividades de promoção da saúde, gestão clínica, sistemas de saúde e na sociedade como um todo, como através de proibições de fumar. No entanto, os pesquisadores explicaram que ainda há muito espaço para melhorias: mais pesquisas e mais investimento em recursos nos serviços de saúde foram algumas das medidas apontadas.
Referências:
• Diabetes Care 2016 Aug; dc160614. http://dx.doi.org/10.2337/dc16-0614
Com informações de Vanessa Thees - PebMed
Nenhum comentário:
Postar um comentário