sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fisioterapia na melhor idade

Hábitos de vida saudáveis diminuem o risco de doenças e deixam o idoso mais feliz

            A Organização Mundial de Saúde define que a velhice fisiológica inicia-se aos 60 anos de idade, pois é a partir dessa idade que o organismo sofre mudanças degenerativas e fica mais vulnerável a contrair doenças. Por isso os idosos devem manter hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, sono adequado e prática de atividade física regular e supervisionada.
            Com isso os idosos devem ser acompanhados periodicamente por uma equipe de saúde multidisciplinar, formada por médico, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional. O idoso precisa ser orientado a se preocupar com o autocuidado para diminuir o risco de doenças.
            Dentre os profissionais que os idosos devem freqüentar regularmente, destaca-se o fisioterapeuta que vai atuar tanto na prevenção como na recuperação de doenças, por meio de controle de qualidade de vida, promoção do bem-estar e melhora na manutenção das atividades funcionais.
            O objetivo desse profissional em sua atuação com a população de terceira idade é aumentar a amplitude de movimento, a força muscular, melhorar as atividades de vida diária, prevenir incapacidades, minimizar ou retardar o aparecimento de dependências funcionais, potencializar capacidades remanescentes, valorizar a autoimagem, proporcionar atividades de lazer e estimular a criatividade e a socialização, para que o idoso permaneça o maior tempo possível ativo na sociedade.
            Dentre as principais doenças que acometem essa população destacam-se as fraturas de quadril, que representam a sexta principal causa de internação no país. Para prevenir o risco de quedas e assim diminuir o número de fraturas, os idosos devem adotar medidas simples, como usar calçados confortáveis e que deem segurança durante os movimentos, evitar tapetes e retirar objetos que atrapalhem a movimentação dentro da casa. Para auxiliar no banho o idoso pode instalar barras de apoio no banheiro ou utilizar cadeiras. Sempre acender a luz ao acordar no meio da noite, não subir em banquinho ou cadeiras para pegar objetos no alto e sempre ter cuidado em qualquer atividade de que não sentir segurança a que possa gerar a queda.
            Caso o idoso sofra a queda e precise ficar imobilizado ou realizar procedimento cirúrgico, a atuação da fisioterapia deve iniciar-se de maneira precoce para evitar incapacidades funcionais. A fisioterapia ainda pode atuar no alívio do processo inflamatório, como o da dor.
            A dificuldade de andar também é um problema frequente nos idosos, sendo que as principais alterações são diminuição da velocidade e do comprimento do passo, perda do balanço do quadril e ombros. Os distúrbios da marcha estão relacionados principalmente à diminuição da força muscular, dos reflexos de postura e perda da visão. Para evitar ou recuperar padrões anormais do andar, o fisioterapeuta atua por meio de exercícios terapêuticos, treino de marcha e ainda orientação para o uso de dispositivos de auxílio de marcha, como bengalas e andadores.
            Portanto, a fisioterapia atua nos pacientes de terceira idade nas disfunções ortopédicas, reumáticas, neurológicas, cardiovasculares e/ou geriátricas. Sendo que as principais patologias nas quais o fisioterapeuta atua são:

    ·         Dores na coluna;
    ·        Osteoartrite e/ou osteoartrose;
    ·         Osteoporose;
    ·         Artrite reumatoide;
    ·         Doença de Parkinson;
    ·         Acidentes Vasculares Cerebrais (derrame);
    ·         Acometimento de raízes nervosas e medula espinhal;
    ·         Pós-operatório de cirurgias ortopédicas gerais;
    ·         Infarto agudo do miocárdio;
    ·         Asma;
    ·         Bronquite e enfisema;
    ·         Pneumonia;
    ·         Mal de Alzheimer;
    ·         Dificuldade de marcha.

Com isso, indivíduos que tenham 60 anos ou mais devem procurar regularmente um fisioterapeuta, tanto par acompanhamento preventivo de possíveis acometimentos, como para atuar na reabilitação de problemas que já acometeram essa população.

Fonte: Fisioterapeuta Aline Maria Heidemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário