terça-feira, 14 de setembro de 2021

Identificados fatores que afetam a mobilidade nos idosos

Investigadores Brasileiros verificaram que os idosos com músculos fracos e gordura abdominal têm uma perda significativa da velocidade de marcha.

Os investigadores analisaram dados de 2.294 indivíduos com 60 ou mais anos e dividiram os mesmos em quatro grupos com base nos seus dados para velocidade de marcha e fraqueza muscular (dinapenia). Os grupos incluíam sem dinapenia e não abdominalmente obesos, apenas abdominalmente obesos, apenas com dinapenia, e com diapenia e abdominalmente obesos.

Os investigadores observaram que nenhum dos participantes teve problemas de mobilidade ou de velocidade de marcha quando a medição começou, no entanto, velocidade de marcha diminuiu mais nas pessoas com obesidade abdominal e dinapenia nos oito anos de monitorização que se seguiram.

Roberta Máximo, líder da investigação, afirmou que a velocidade de marcha de base para pessoas nesta faixa etária sem restrições de mobilidade foi definida como 2,88 km/h, sendo que nos participantes com obesidade abdominal e fraqueza muscular, foi observada uma perda de 0,15 m/s no período de oito anos. 

Os investigadores concluíram que, tendo em conta estes dados, é possível que os idosos neste grupo deixem de ser capazes de atravessar a rua no tempo permitido pelos semáforos.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário