segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Consumo de abacate altera a distribuição de gordura abdominal nas mulheres

Investigadores dos EUA verificaram que um abacate por dia poderia ajudar a redistribuir a gordura abdominal nas mulheres para um perfil mais saudável.

A investigação analisou 105 adultos com excesso de peso e obesidade após estes comerem uma refeição por dia, fornecida pelos investigadores, durante 12 semanas. 

Os investigadores dividiram os participantes em dois grupos, sendo que um grupo recebeu refeições que incorporavam um abacate fresco, enquanto o outro grupo recebeu uma refeição que tinha ingredientes quase idênticos e calorias semelhantes, mas que não continha abacate.

Os investigadores mediram também a gordura abdominal dos participantes e a sua tolerância à glicose no início e no final das 12 semanas do estudo e verificaram que as mulheres que consumiram abacate como parte da sua refeição diária tiveram uma redução acentuada na gordura abdominal visceral.

No abdômen existem dois tipos de gordura, a gordura que se acumula por baixo da pele, chamada gordura subcutânea, e a gordura que se acumula mais profundamente no abdômen, conhecida como gordura visceral. Os indivíduos com uma maior proporção de gordura visceral tendem a ter um maior risco de desenvolver diabetes.

Os investigadores observaram que as participantes que consumiram um abacate por dia experienciaram também uma redução na relação entre a gordura visceral e a gordura subcutânea, indicando uma redistribuição da gordura para longe dos órgãos. 

Os investigadores esperam no futuro realizar um estudo de acompanhamento que analise marcadores adicionais de saúde intestinal e física para obterem uma imagem mais completa dos efeitos metabólicos do consumo de abacate.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário