terça-feira, 13 de julho de 2021

COVID-19: 94% dos doentes oncológicos reage bem à vacina

Investigadores dos Estados Unidos da América verificaram que quase todos os doentes com câncer desenvolveram uma boa resposta imunológica às vacinas mRNA três a quatro semanas após a segunda dose.

Na investigação foram analisados 131 doentes oncológicos e foi verificado que 94% dos mesmos desenvolveram anticorpos para o SARS-CoV-2, no entanto, isto não foi observado em sete dos doentes examinados. 

Os investigadores explicaram que certos grupos de doentes de alto risco não têm resposta de anticorpos à vacina, logo, estes levantaram a hipótese de que uma terceira dose da vacina podia ser eficaz.

Pankil Shah, coautor da investigação, afirmou que os doentes com malignidades hematológicas, tais como mieloma e linfoma de Hodgkin, tinham menos probabilidades de responder à vacinação do que os doentes com tumores sólidos.

A investigação mostrou ainda que, entre os grupos de alto risco, os doentes que receberam uma terapia com rituximabe, um anticorpo monoclonal utilizado no tratamento de cancros hematológicos e doenças autoimunes, no prazo de seis meses após a vacinação, não desenvolveram anticorpos.

Os investigadores verificaram ainda que os doentes que realizaram quimioterapia tóxica para as células desenvolveram resposta de anticorpos, mas esta menos pronunciada em comparação com a da população em geral. 

Os investigadores pretendem agora realizar mais investigações numa população mais vasta e variada para verificaram se existem quaisquer diferenças na resposta imunológica da vacinação.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário