domingo, 25 de maio de 2014

Chega ao mercado medicamento para Diabetes tipo 2 que inaugura nova classe terapêutica no Brasil

A AstraZeneca anuncia o lançamento do medicamento FORXIGA® (dapagliflozina) para o tratamento de Diabetes tipo 2. Esse medicamento de dose única diária e uso oral atua diretamente nos rins inibindo uma proteína transportadora da reabsorção de glicose para o sangue (SGLT2-cotransportador de sódio e glicose tipo 2). Quando o SGLT2 é inibido, a glicose em excesso não retorna para a circulação sanguínea e é removida do corpo pela urina. Consequentemente, ocorre uma redução dos níveis de açúcar no sangue.

O lançamento de FORXIGA® inaugura, no Brasil, uma nova classe terapêutica e representa um avanço significativo no tratamento do Diabetes tipo 2, funcionando de forma independente da insulina. “Esse lançamento traz aos médicos uma opção completamente nova, no sentido de ajudar e melhorar o controle glicêmico de maneira sustentada, com menor risco de hipoglicemia”, afirma Dr. Paulo André Miranda, Diretor Médico da AstraZeneca. 

Este é o primeiro medicamento aprovado no Brasil e funciona de uma forma diferente das drogas atuais disponíveis para o tratamento do Diabetes tipo 2. A dapagliflozina auxilia a remoção do excesso de glicose do corpo de forma direta, enquanto outros tratamentos baseiam-se na secreção e ação da insulina. De acordo com a bula do medicamento, o tratamento pode abranger combinações, incluindo a metformina, sulfonilureias, pioglitazona e insulina. Dessa forma, a dapagliflozina pode ser usada em diferentes fases do tratamento do Diabetes tipo 2. FORXIGA® foi recentemente aprovado nos EUA e já é comercializado em alguns países da Europa. 

Obesidade e Diabetes

No Brasil, atualmente são mais de 12 milhões de diabéticos tipo 2. O envelhecimento da população e a epidemia de obesidade são apontados como principais fatores para a expansão da doença.

A doença exige cuidados que vão além do uso de medicamentos adequados; uma dieta equilibrada e prática de atividade física são recomendadas. O controle do açúcar no sangue é fundamental porque o excesso acarreta em uma série de consequências graves para o organismo, como o aumento do risco para doenças cardiovasculares, circulatórias, neuropatias, complicações oculares e falência dos rins.

Em estudos clínicos em pacientes com Diabetes tipo 2, FORXIGA® ajudou na redução de peso e também da pressão arterial. “Grande parte dos pacientes diabéticos são obesos, devido à própria característica da doença ou por efeito de determinados tratamentos. Um medicamento por via oral que contribui para reduzir o peso desse paciente é um grande avanço”, afirma Dr. Miranda.

Fonte: Dikajob

Nenhum comentário:

Postar um comentário