Conheça algumas dessas doenças e veja como evitá-las:
Hipertensão arterial – O aumento da pressão arterial lesa as artérias por induzir a alterações conhecidas como arteriolosclerose, que corresponde ao estreitamento das arteríolas e pequenas artérias. Contribui também para agravar a aterosclerose. Por outro lado sobrecarrega o ventrículo esquerdo o qual tem que fazer mais força para bombear o sangue.
Diabetes – É uma doença eu já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, mais de seis milhões de pessoas em idade adulta são acometidas deste mal. É caracterizada pelo aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Entre suas conseqüências estão: infarto, insuficiência renal, problemas visuais e morte.
Colesterol – Para estar saudável, nosso organismo precisa ter equilíbrio de duas lipoproteínas que controlam o colesterol: lipoproteína de baixa densidade (LDL ou “colesterol ruim”) e a lipoproteína de alta densidade (HDL ou “colesterol bom”). A doença popularmente conhecida como Colesterol ocorre quando há excesso do LDL no organismo. Esta lipoproteína acumula-se na parede das artérias formando depósitos de gordura, contribuindo o entupimento das artérias.
Obesidade – Estima-se que em 2022 o nível de obesidade no Brasil seja igual ao dos Estados Unidos. Grande parte da culpa por esta mudança está na mudança de hábitos do brasileiro, que, devido ao trânsito e falta de tempo para se alimentar, incorporou o fast food à sua dieta. A obesidade contribui para o surgimento das doenças cardiovasculares e da depressão.
Como evitar
Combinar alimentação saudável com a prática de exercícios, desde que adequados à faixa etária e às necessidades do organismo, pode ser uma boa saída para evitar os males da modernidade.
Fonte: Você no controle da ansiedade.
