segunda-feira, 29 de julho de 2013

Anvisa libera vacina contra 13 tipos de pneumonia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de liberar para os adultos acima de 50 anos a indicação da vacina pneumocócica conjugada 13 valente, que previne as infecções causadas pelo pneumococo (nome popular da bactéria Streptococcus pneumoniae). A vacina já era indicada no Brasil para a proteção de lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade incompletos.

“Trata-se de um importante avanço, já que a pneumonia está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas e das doenças cerebrovasculares”, afirma o médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, Dr. Ricardo Cunha. Segundo ele, a pneumonia é a principal causa de morte no mundo por doenças possíveis de se prevenir com a vacinação.

Há outras doenças consideradas pneumocócicas, pois podem ser causadas pelo pneumococo. São elas a meningite, otite, septicemia e infecções bacterianas do sangue. Este complexo grupo de enfermidades é responsável por aproximadamente 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo mundo, a maioria idosos e crianças menores de cinco anos.

A vacina pneumocócica 13 valente é a primeira vacina conjugada disponível no mercado para uso em adultos e também a única conjugada a prevenir infecções contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o sorotipo 19A. Diferentemente das vacinas que estimulam apenas a produção de anticorpos (células que atuam como “soldados” responsáveis pelo combate aos agentes infecciosos), as vacinas conjugadas estimulam a produção das chamadas células de memória do sistema imunológico.

Fonte: Guia da Farmácia