quarta-feira, 3 de abril de 2013

Liraglutida da Novo Nordisk conduz a 6 por cento de perda de peso


A Novo Nordisk divulgou resultados dados de um estudo de fase final que revelam que a liraglutida em pessoas obesas ou com excesso de peso com diabetes tipo 2 reuniu os três principais objetivos. "Estamos satisfeitos com os resultados deste ensaio", comentou o diretor médico Mads Krogsgaard. A companhia disse que espera concluir os dois restantes estudos de Fase IIIa no seu programa de ensaios para o medicamento em meados de 2013, avança o site FirstWord. 

O ensaio SCALE Diabetes selecionou aleatoriamente 846 doentes com excesso de peso ou obesos para receber liraglutida 3 mg, liraglutida 1,8 mg ou placebo durante 56 semanas, seguido por um período de observação de 12 semanas. Os resultados demonstraram que os doentes que receberam a dose mais elevada de liraglutida tiveram perda de peso de 6 por cento e aqueles a quem foi dada a dose mais baixa tiveram perda de peso de 5 por cento, ambos os grupos com resultados significativamente mais elevados do que os 2 por cento registrados no grupo de placebo.

Além disso, 50 por cento dos doentes do grupo de liraglutida 3 mg, 35 por cento dos doentes do grupo liraglutida 1,8 mg e 13 por cento dos doentes do grupo de placebo perderam pelo menos 5 por cento do seu peso corporal durante o estudo.

Outros resultados do estudo mostraram que 69 por cento dos doentes do grupo liraglutida 3 mg e 67 por cento dos doentes no grupo liraglutida 1,8 mg alcançaram o objetivo do tratamento HbA1c de 7 por cento, em comparação com 27 por cento dos doentes do grupo de placebo. "Este ensaio SCALE mostra que é possível obter tanto a perda de peso clinicamente significativa e como excelente controle da glicose com um único tratamento em doentes com diabetes tipo 2", acrescentou Krogsgaard.

A liraglutida é atualmente comercializada em doses mais baixas para doentes com diabetes tipo 2, sob o nome de marca Victoza®, nos EUA, Europa e vários outros países.

Fonte: RCM