quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alergias alimentares poderão ser diagnosticadas sem riscos


Exame de alergia sem risco de alergia

Pesquisadores europeus estão na fase final de desenvolvimento de um novo tipo de sensor capaz de detectar alergias a alimentos sem que o paciente precise correr qualquer tipo de risco.
"Atualmente, os exames de alergia mais comuns são caros e especialmente traumáticos para as crianças, além de representar um risco de reações adversas," explica o Dr. Daniel Hill, da Universidade de Valência (Espanha), coordenador do consórcio multinacional que está desenvolvendo o novo exame.
Alergias alimentares não detectadas, e as consequentes dietas inadequadas, são fatores que reduzem significativamente a qualidade de vida das pessoas, além do constante risco de reações que, nos piores casos, podem levar à morte.

Exame de alergia em crianças

O grupo do Dr. Hill usou biossensores fotônicos - baseados em luz - para criar um instrumento capaz de detectar as alergias alimentares em apenas 15 minutos, usando uma única gota de sangue.
"A ideia é montar um instrumento de diagnóstico de alergias que seja rápido, eficaz e seguro e que possa ser usado por pediatras, de forma que eles possam detectar as alergias alimentares nos primeiros anos de vida," disse o pesquisador.
Os primeiros testes do novo aparelho deverão começar em Fevereiro, e um teste de longa duração em pacientes está programado para Junho, no Hospital da Universidade de Berlim (Alemanha).
"De acordo com nossos cálculos, partindo de exames de amostras moleculares de cobaias, o protótipo final será capaz de detectar até 10 alergias alimentares diferentes," disse o pesquisador.

Fonte: Diário da Saúde