terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chá verde tem leve efeito sobre o colesterol

O chá verde, em infusão ou em cápsulas, reduz apenas alguns valores nos níveis do mau colesterol (LDL), de acordo com um estudo publicado no “Journal of the American Dietetic Association”. 
Depois de analisarem 20 estudos clínicos, os investigadores verificaram que o chá verde diminuiu entre 5 e 6 valores o nível de colesterol total e LDL ou "mau" dos participantes, em comparação com placebo.


Os ensaios analisaram o chá ou cápsulas com compostos do chá, chamadas catequinas, que controlam a absorção do colesterol no intestino. "A análise sugere que o efeito do chá verde sobre o colesterol é apenas modesto", disse a autora do estudo, Olivia J. Phung, professora assistente de farmácia da Western University of Health Sciences, em Pomona, Califórnia.

O nível ideal de colesterol LDL é inferior a 100 mg / dL e é considerado elevado quando excede 160 mg / dL. Os investigadores não encontraram qualquer evidência sólida que o chá verde aumente o HDL ou "bom" nem reduza os triglicérides, outro tipo de gordura do sangue.

Portanto, segundo referiu a autora do estudo, o chá verde não substitui a medicação em pessoas com colesterol alto.

Por outro lado, segundo a investigadora, a adição de chá verde a dieta pode ser uma outra estratégia para melhorar ainda mais os níveis de colesterol. Mas não é mágica. Para manter os níveis de colesterol controlados, recomenda-se a ingestão de grãos ricos em fibras, frutas e verduras e a redução de gordura saturada (carne e produtos lácteos), em troca, aumentar as gorduras "boas" dos peixes e azeites vegetais.

Para o estudo, a equipe de Phung analisou os resultados de 20 ensaios clínicos aleatórios com um total de 1.415 adultos. Em todos os casos, os participantes tinham ingerido chá verde (infusão ou cápsulas) diariamente ou integravam o grupo “controle" que tomou placebo, chá com teor de catequinas reduzido ou água.

Os ensaios duraram entre três semanas e seis meses, e a redução dos níveis de colesterol total e LDL foi maior nos consumidores de chá verde que nos grupos de controle. Este efeito foi observado apenas em participantes com colesterol elevado no início do estudo. Em geral, o efeito do chá foi mais eficaz do que as cápsulas, mas, segundo disse Phung, faltam informações para garantir que a infusão é melhor do que o extrato.

Nos ensaios analisados, a dose diária de catequinas estava entre 145 e 3.000 mg. Mas a equipe não conseguiu avaliar o efeito "dose-resposta", que serve para mostrar se o benefício aumenta com a dose.
  
Estudo publicado no “Journal of the American Dietetic Association”