Epilepsia (palavra de origem grega que quer dizer
atacar de surpresa), é uma afecção crônica do Sistema Nervoso Central, na qual
o paciente é predisposto a apresentar episódios agudos de descarga excessiva,
anormal e transitória de células nervosas (crises epilépticas).
Este quadro pode ou não ser acompanhado de Distúrbios do
Comportamento ou Déficit das Funções Cognitivas. Para que se caracterize a
epilepsia, o caráter repetitivo das crises é fundamental, ou seja, uma crise
isolada não constitui elemento para defini-la.
A Crise
Epiléptica
É a manifestação clínica causada por uma descarga transitória, excessiva e anormal de células nervosas. Pode ser comparada a uma tempestade elétrica, ocorrendo num grupo de neurônios.
As descargas podem variar de local, extensão e severidade, o que leva a uma ampla diversidade de formas clínicas.
Os sinais e sintomas de uma crise epiléptica (distúrbios da consciência, dos movimentos ou da sensibilidade) refletem, portanto, a ativação da parte do cérebro afetada por esta atividade excessiva. Pode ser afetada apenas uma parte do cérebro (crise parcial ou focal) ou toda extensão dos dois hemisférios cerebrais (crise generalizada).
Diagnóstico
A determinação do diagnóstico de epilepsia requer investigação clínica criteriosa:
É a manifestação clínica causada por uma descarga transitória, excessiva e anormal de células nervosas. Pode ser comparada a uma tempestade elétrica, ocorrendo num grupo de neurônios.
As descargas podem variar de local, extensão e severidade, o que leva a uma ampla diversidade de formas clínicas.
Os sinais e sintomas de uma crise epiléptica (distúrbios da consciência, dos movimentos ou da sensibilidade) refletem, portanto, a ativação da parte do cérebro afetada por esta atividade excessiva. Pode ser afetada apenas uma parte do cérebro (crise parcial ou focal) ou toda extensão dos dois hemisférios cerebrais (crise generalizada).
Diagnóstico
A determinação do diagnóstico de epilepsia requer investigação clínica criteriosa:
- História clínica com descrição da crise;
- Antecedentes pessoais (neurológicos e psiquiátricos);
- Antecedentes familiares;
- Exame clínico;
- Exame neurológico;
- Exames complementares, como:
- Eletroencefalograma (EEG);
- Tomografia computadorizada (TC);
- Ressonância magnética (RM);
- Exame de líquor
Causa
A epilepsia pode ser resultado de malformações congênitas, infecções, tumores, doenças vasculares degenerativas ou traumas.
A investigação da causa da epilepsia se inicia na análise dos dados obtidos na história clínica. São eles que irão orientar os próximos passos na direção da causa mais provável. A razão de mais de ¾ dos pacientes apresentarem início das crises dos 18 anos, a maioria crianças, ainda não é clara. Provavelmente seja devido a maior vulnerabilidade do sistema nervoso central jovem.
Dentre estes dados, um dos mais importantes é a idade e início das crises, pois a causa da epilepsia varia expressivamente de acordo com a idade.
Evolução da Doença
Na maioria dos casos, a duração da epilepsia ativa é curta (inferior a 5 anos) e, uma vez adquirida a remissão, esta é, usualmente, permanente.
De fato, cerca de 70% dos pacientes entrarão em remissão permanente após a instituição do tratamento antiepiléptico.
A remissão ocorre precocemente, na maioria dos pacientes. Quanto mais difícil o controle das crises, pior sua evolução.
Considerando todos estes dados, conclui-se que a instituição de um tratamento adequado, eficaz e oportuno, melhora o prognóstico do paciente epiléptico.
Distúrbio do Comportamento e Epilepsia
Chamamos de distúrbio de comportamento aquele que se constitui em desvio de um comportamento aceito como normal para o paciente. Pode ser a exacerbação de um comportamento por si indesejável (explosões de temperamento), um comportamento normal ocorrendo em local impróprio (tirar a roupa em público, por exemplo) ou a ausência de um comportamento normal, como um relacionamento social pobre.
O distúrbio de comportamento só deve ser assim chamado, se a alteração chegar a afetar negativamente o paciente ou sua integração social.
A prevalência de distúrbios de comportamento entre crianças com diagnóstico de epilepsia é muito variável, dependendo do grupo de pacientes avaliados. Pode chegar a níveis superiores a 50% em pacientes acompanhados ambulatorialmente.
Como as funções cognitivas, o comportamento pode ser afetado pelos mesmos fatores relacionados à epilepsia. Os que se destacam são: aparecimento precoce de crises, elevada frequência de crises e ambiente familiar negativo.
Tratamento
O diagnóstico de epilepsia deve ser estabelecido de forma definitiva antes do início do tratamento.
A decisão de se iniciar o tratamento deve considerar o paciente como um todo: a severidade do quadro clínico e seu prognóstico. Deve-se ter bem claro o propósito deste tratamento e a expectativa do paciente.
Tendo-se decidido que o paciente requer tratamento medicamentoso, depara-se a necessidade de escolher a medicação adequada.
Muito importante é ter em conta que a medicação, após instituída, deverá ser mantida durante muitos anos, por vezes até o final da vida.
A maneira como o indivíduo interage com o ambiente social (família, trabalho, amigos) é bastante afetada pelo fato dele ser um portador de epilepsia. O tratamento deve, portanto, não apenas visar o controle de suas crises, mas a melhora da qualidade de vida do paciente, garantindo uma melhor integração social.
A escolha da medicação antiepiléptica a ser utilizada é feita com base no tipo de crise apresentada pelo paciente.
A consequência imediata da escolha adequada da medicação, associada à eficácia contra as crises, melhora a adaptabilidade social do paciente epiléptico, que poderá atender melhor e mais facilmente às exigências de seu meio, dentro de uma vida de qualidade.
Epilepsia na Infância e o Preconceito
Sabe-se que aproximadamente 75% dos pacientes epilépticos são indivíduos jovens e que, destes, grande parte é de crianças.
A epilepsia se apresenta sempre com quadros dramáticos e, mesmo havendo nos dias de hoje, maiores informações e conhecimentos sobre a doença, é uma moléstia capaz de suscitar preconceitos e animosidade contra seus portadores. Sendo uma doença que interfere nas funções cognitivas, obviamente pode comprometer o aprendizado, levando esses pacientes a uma perda irreparável, tendo-se em vista seu desempenho intelectual no futuro.
Fonte: Saúde em movimento