terça-feira, 10 de agosto de 2021

Identificados tipos de câncer com piores taxas de sobrevivência

Investigadores dos EUA verificaram que os adolescentes e jovens com câncer da mama, câncer do colo do útero, câncer dos ovários, e sarcomas ósseos têm as piores taxas de sobrevivência.

Os investigadores analisaram as tendências de sobrevivência relacionadas com os cânceres com as taxas de mortalidade mais elevadas em adolescentes e jovens adultos. Estes focaram-se na incidência, mortalidade e taxas de sobrevivência para nove tipos de câncer entre 1975 e 2016. 

A investigação mostrou que houve melhorias significativas na sobrevivência a 5 anos de jovens com tumores cerebrais e outros tumores do sistema nervoso, câncer do cólon e do reto, câncer do pulmão e do brônquio, leucemia mieloide aguda e linfoma não-Hodgkin. 

Os investigadores verificaram, no entanto, uma taxa de sobrevivência limitada ou nenhuma melhoria na sobrevivência em doentes com câncer da mama, câncer do colo do útero, câncer dos ovários e sarcomas ósseos.

Os investigadores observaram que, no caso do câncer da mama, a sobrevivência relativa a 5 anos aumentou de 1985 a 2007, enquanto a mortalidade diminuiu de 1986 a 2012 e aumentou desde 2012.

A investigação mostrou ainda que no câncer do colo do útero a sobrevivência relativa a 5 anos permaneceu estável de 1975 a 2011 e registou uma taxa de incidência decrescente e uma taxa de mortalidade estável após 2005

Os investigadores informaram que no câncer do ovário a sobrevivência relativa a 5 anos aumentou ligeiramente de forma consistente, enquanto as taxas de incidência e mortalidade diminuíram entre 1993 e 1996, e que, no caso dos sarcomas ósseos, a sobrevivência relativa a 5 anos aumentou de 1975 a 1989, antes de estabilizar.

Os investigadores concluíram que estes dados podem ajudar a orientar investigações para melhorar a sobrevivência do câncer na adolescência e na idade adulta. 

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário