terça-feira, 24 de agosto de 2021

Encontrado alvo de medicamento para controlar inflamação na psoríase

Investigadores da Universidade de Michigan, EUA, revelaram que visar uma proteína encontrada na pele pode ajudar a reduzir a gravidade da psoríase.

Os investigadores explicaram que os interferons estão associados à ativação da resposta do corpo às ameaças virais, mas também estão presentes nas lesões de muitos doentes com psoríase a níveis anormais. 

Na investigação foi utilizado um modelo de psoríase em ratos e foi revelado que a alteração dos níveis de interferon kappa, uma proteína feita por células cutâneas, alterou a gravidade da inflamação e a produção de moléculas de sinalização celular, chamadas citoquinas, que induzem a inflamação característica da psoríase. 

Os investigadores verificaram que quando havia níveis mais elevados de interferon kappa existia mais inflamação semelhante à da psoríase, enquanto a diminuição dos níveis do mesmo reduzia a doença, o que sugeriu que a utilização de terapias para modular os estados de interferon pode ajudar a controlar a inflamação em doentes com psoríase.

Os investigadores pretendem agora compreender o papel do interferon kappa em doentes com psoríase e potencialmente encontrar uma cura para a doença.  

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário