terça-feira, 3 de agosto de 2021

COVID-19: Medicamento comum para o colesterol pode reduzir gravidade da infecção

Investigadores da Universidade da Califórnia, EUA, verificaram que os doentes que tomavam medicamentos à base de estatina tinham um risco 41% mais baixo de morte por COVID-19.

Os investigadores explicaram que as estatinas são normalmente utilizadas para reduzir os níveis de colesterol no sangue, bloqueando as enzimas hepáticas responsáveis pela produção de colesterol. 

Na investigação foram analisados registos médicos anônimos de 10.541 doentes admitidos por COVID-19 de janeiro a setembro de 2020, em 104 hospitais diferentes.

Os investigadores realizaram análises mais avançadas à medida que tentaram controlar as condições médicas coexistentes, o estatuto socioeconômico e os fatores hospitalares de cada doente, e, ao fazê-lo confirmaram que as estatinas estão associadas a um risco reduzido de morte por COVID-19 entre os doentes hospitalizados.

Os investigadores verificaram que o uso de estatinas ou de um medicamento para a hipertensão foi associado a um risco de morte 32% mais baixo entre os doentes internados com COVID-19 com história de doença cardiovascular ou hipertensão.

A investigação mostrou ainda que o receptor ACE2, o alvo regulador das estatinas, ajuda a controlar a pressão arterial, um fato relevante, uma vez que o SARS-CoV-2 utiliza o mesmo receptor para entrar nas células pulmonares.

Os investigadores concluíram que as estatinas e os medicamentos para a hipertensão estabilizam as doenças subjacentes para as quais são prescritos, tornando os doentes mais susceptíveis de recuperar da COVID-19.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário