Historicamente, o chá verde tem sido usado por diversos motivos, inclusive para ajudar pessoas com excesso de peso a emagrecerem e a manterem seu peso depois do emagrecimento.
Os produtos para emagrecimento à base de chá verde contêm extratos de chá verde com uma alta concentração de ingredientes (catequinas e cafeína) que teoricamente aumentariam o metabolismo corporal.
A concentração desses ingredientes nesses produtos de emagrecimento é maior do que a concentração nos chás verdes encontrados em saquinhos e usados para fazer o chá típico, em água fervente.
Esta revisão encontrou 15 estudos que avaliaram o efeito dos produtos à base de chá verde para promover o emagrecimento e 3 estudos que avaliaram esses produtos para manter o peso corporal.
Nesses estudos, um grupo de participantes recebeu o produto com chá verde e o outro grupo (controle) recebeu um placebo (produto sem ingrediente ativo). Nenhum grupo tinha conhecimento se o que estava recebendo era o produto com chá verde ou o placebo.
Um total de 1.945 participantes completou os estudos, que duraram 12 a 13 semanas. Em resumo, os adultos que tomaram os produtos à base de chá verde tiveram uma perda de peso muito pequena, que não foi estatisticamente diferente do grupo que não tomou esses produtos, e essa pequena perda de peso parece não ter nenhuma relevância clínica.
Os estudos que usaram outras medidas para avaliar a perda de peso (como o índice de massa corporal ou a circunferência de cintura) encontraram resultados semelhantes. Os estudos que examinaram o efeito dos produtos à base de chá verde na manutenção do peso não demonstraram benefício algum em comparação com o uso de um placebo.
A maioria dos eventos adversos relatados nesses estudos, como náusea, constipação, desconforto abdominal e aumento da pressão arterial, foram de intensidade leve a moderada e não tiveram relação direta com o uso dos produtos à base de chá verde ou do placebo. Não houve nenhum caso de morte, apesar de alguns participantes terem sido internados devido a eventos adversos graves.
Um estudo avaliou a qualidade de vida relacionada à saúde dos participantes perguntando a eles sobre suas atitudes em relação à alimentação. Nove estudos avaliaram a aderência dos participantes ao uso dos produtos à base de chá verde. Os estudos não incluíram qualquer informação acerca dos efeitos do chá verde na morbidade, custos ou satisfação dos pacientes.
Conclusões dos autores:
O uso de chá verde por adultos obesos ou com sobrepeso parece provocar uma perda de peso pequena e estatisticamente não significante. Devido à pequena magnitude do efeito, é pouco provável que essa pequena perda de peso seja clinicamente relevante. O uso de chá verde não apresentou efeitos significativos sobre a manutenção da perda de peso.
Dentre os estudos que relataram eventos adversos, apenas dois relataram um evento que levou à necessidade de internação. Os outros eventos adversos foram leves a moderados.
Mais informações no link: http://www.cochrane.org/pt/CD008650/cha-verde-para-perda-e-manutencao-do-peso-corporal-em-adultos-obesos-ou-com-sobrepeso
Com informações da Cochrane
Nenhum comentário:
Postar um comentário