Tecnologia foi desenvolvida na Bélgica
Um dispositivo de prevenção de enxaquecas, que não requer a utilização de fármacos, foi recentemente aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA.
A enxaqueca é uma dor debilitante que afeta uma em cada dez pessoas em todo o mundo, sendo mais comum nas mulheres. Com uma duração de quatro a 72 horas, a enxaqueca é caracterizada por uma dor intensa numa das frontes, podendo ser acompanhada de sensibilidade à luz e ao som, náuseas e vômitos. Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca não toleram os fármacos existentes para o tratamento da mesma.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA reviu um estudo que contou com a participação de 67 pessoas que sofriam de ataques de enxaqueca pelo menos duas vezes por mês. Os participantes deixaram de tomar medicação nos três meses precedentes ao início do estudo.
Os resultados demonstraram que os pacientes que utilizaram o dispositivo Cefaly declararam ter menos dias de enxaqueca por mês e tomaram menos medicação. No entanto, o dispositivo não preveniu completamente a ocorrência de enxaquecas e nem reduziu a sua intensidade quando estas ocorreram. Foi também determinado numa sondagem que 53% de 2.313 utilizadores de Cefaly se encontram satisfeitos com o tratamento oferecido pelo dispositivo e comprá-lo-iam.
Os participantes disseram não ter efeitos secundários. As queixas reveladas foram desagrado para com a sensação oferecida pelo tratamento, não continuar a utilizá-lo, sensação de sonolência durante o tratamento e dores de cabeça após o mesmo.
Produzido pela STX-Med em Herstal, Liège, Bélgica, o dispositivo Cefaly consiste num arco semicircular que o utilizador coloca na área da fronte, mesmo acima dos olhos ficando fixo através de um eletrodo autoadesivo. O dispositivo emite uma corrente elétrica baixa através da pele que poderá causar uma sensação de massagem ou de formigueiro. A corrente estimula o nervo trigêmeo, que está associado à dor de cabeça típica da enxaqueca.
O dispositivo Cefaly está disponível para pacientes com idade superior a 18 anos e não deve ser utilizado por mais de 20 minutos diários, recomenda a FDA. Este dispositivo é ideal para pacientes que não toleram medicação, atuando na prevenção e tratamento da enxaqueca.
Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário