Casco
Um novo spray nasal feito a partir de uma bactéria marinha pode ser a solução para a sinusite crônica.
Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, estavam estudando a bactéria Bacillus licheniformis, que vive no mar, em busca de alguma técnica para limpar o casco de navios.
Eles então se deram conta de que, em muitos casos de sinusite crônica, a bactéria forma um biofilme, uma barreira protetora viscosa que protege a colônia contra antibióticos e sprays nasais.
Isso é, de alguma forma, parecido com a crosta que os organismos marinhos formam no casco dos navios, permitindo que eles se desenvolvam.
DNA extracelular
A atenção recaiu sobre uma enzima, chamada NucB, extraída da bactéria marinha.
Os pesquisadores demonstraram que a enzima conseguiu destruir 58% dos biofilmes formados pela sinusite crônica.
"Com efeito, a enzima quebra o DNA extracelular, que funciona como uma cola para manter as células na superfície dos seios [nasais]. No laboratório, a NucB eliminou mais da metade dos organismos que testamos," disse o Dr. Nicholas Jakubovics.
Bactérias na sinusite
Na pesquisa, a equipe coletou amostras de mucosa e biópsia dos seios nasais de 20 pacientes, isolando entre duas e seis espécies diferentes de bactérias de cada voluntário.
Foram estudadas 24 cepas diferentes no laboratório, verificando-se que todas produziram biofilmes contendo quantidades significativas de DNA extracelular.
Os biofilmes formados por 14 cepas foram rompidos pelo tratamento com a desoxirribonuclease bacteriana - a enzima NucB.
Os cientistas agora pretendem definir melhor as bactérias atingidas e tentar melhorar a eficácia do composto. Eles estão em contato com a indústria para efetuar testes em maior escala.
Fonte: Diário da Saúde