domingo, 4 de março de 2012

Vacina contra hepatite C pode estar mais perto

Investigadores britânicos descobriram uma possível vacina contra a hepatite C, de acordo com um estudo publicado na revista científica “Science Translational Medicine Journal”.

Atualmente não existe nenhuma vacina contra a hepatite C, uma doença que afeta cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo e que pode provocar danos graves, incluindo câncer do fígado.

Tal como o vírus da imunodeficiência humana, o vírus da hepatite C sofre mutações facilmente e, por isso, tem sido considerado um patogênico de difícil imunização.

Para este estudo, os investigadores liderados por Paul Klenerman, da Oxford University, no Reino Unido, trataram 41 voluntários saudáveis com uma vacina desenhada para gerar uma resposta dos linfócitos T (células imunes envolvidas na resposta à infecção) contra as proteínas encontradas na camada mais interna do vírus, em vez de ter por alvo as proteínas presentes na camada mais externa. De acordo com os autores do estudo, as proteínas presentes na camada interna são mais estáveis do que aquelas encontradas na camada mais externa do vírus.

O estudo revelou que a vacina foi capaz de produzir uma resposta imune forte contra o vírus da hepatite C, a qual perdurou durante cerca de um ano.

“A resposta imune que visualizamos foi entusiasmante”, revelou em comunicado de imprensa, Paul Klenerman. Acrescentando que, de momento o ensaio clínico se encontra- só em fase I, onde está a ser avaliada a segurança e a dose mais adequada da vacina. É necessário prosseguir para, pelo menos, a fase II, para verificar se a vacina consegue proteger contra a infecção.

Apesar de estarem bastante confiantes, os investigadores acham que têm um longo caminho a percorrer até obterem uma vacina que consiga proteger contra a infecção provocada pelo vírus da hepatite C.

Estudo publicado “Science Translational Medicine Journal”

Nenhum comentário:

Postar um comentário