sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novo tomate é enriquecido com substância que previne doenças degenerativas

Fruto modificado no Brasil tem até quatro vezes mais antioxidante licopeno do que a variedade comum.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou um tomate enriquecido com carotenoide licopeno, substância que confere a cor vermelha ao alimento e previne doenças. O licopeno é considerado um dos mais eficazes antioxidantes na precaução de enfermidades degenerativas e cardíacas.

De acordo com dados da Embrapa, enquanto um tomate comum tem de 30 a 40 miligramas de licopeno por quilo, a nova variedade possui 114 miligramas por quilo.

Chamado de BRS zamir, o novo tomate é do tipo cereja e atende o segmento de culinária gourmet pelos balanceados teores de açúcar e acidez. O fruto foi produzido pela Embrapa Hortaliças, em Brasília, e representa uma nova linhagem de tomates nutricionalmente enriquecidos, ao mesmo tempo em que conserva os atributos característicos do segmento "grape" (aspecto, paladar e coloração). 

A demanda por tomates do tipo gourmet tem crescido no Brasil. "O desempenho do BRS zamir, tanto na conservação pós-colheita como na produtividade, comprovado em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico", afirma o pesquisador Leonardo Silva Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa. "Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento grape."

Fonte: www.veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário