domingo, 15 de setembro de 2013

Hidratação deve ser diferente para cada tipo de pele

Pele oleosa, seca, mista, masculina, negra, sensível... Cada tipo tem uma necessidade específica de hidratação

Hidratação – que pode ocorrer por dois processos diferentes, umectação ou oclusão – deve ser mais intensa nesta estação do ano, sendo que cada tipo de pele exige cuidados específicos

Com os dias mais frios e secos – especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste –, é natural que falte hidratação. “Bebemos menos água porque sentimos pouca sede e a pele também se ressente do frio e da mudança de temperatura, ficando mais seca”, explica Joyce Rodrigues, Farmacêutica, Bioquímica e Cosmetóloga, que tem experiência no desenvolvimento de dermocosméticos e cosmecêuticos.

Por isso, o inverno é a estação certa para caprichar na hidratação de todos os tipos de pele, até mesmo a oleosa. “Não existe um ativo mais indicado para cada tipo de pele, mas sim uma base mais adequada. As diferenças ficam por conta dos veículos e da adição de ativos com outra ação que não a hidratação”, afirma a especialista. Por isso, é fundamental conhecer não apenas as especificidades de cada tipo de pele, mas também os processos de hidratação, para deixar a pele bonita e saudável, mesmo nos dias mais frios.

Pele oleosa ou lipídica

Apresenta muita oleosidade e brilho, hiperceratinização – excesso de ceratina, substância fibrosa e pouco solúvel - e poros dilatados. “As formulações para este tipo de pele devem ter como base veículos emulsionados oil-free, ou seja, uma emulsão com maior quantidade de água e menor de óleo, gel ou gel-creme”, indica a cosmetóloga.

Pele seca ou alipídica

Tem aparência desidratada e ressecada, apresentando descamação fina, rugas finas e quebradiças. Por isso, as formulações cosméticas para este tipo de pele devem priorizar os veículos com substâncias emolientes e umectantes, emulsões com maior quantidade de óleo e menos água, cuja função é manter a umidade do estrato córneo. “Como é mais frágil, indicam-se cosméticos com maior quantidade de ativos hidratantes, nutritivos, antioxidantes e regeneradores”, esclarece Joyce.

Pele sensível

Reage excessivamente a estímulos internos e externos. Pode inclusive apresentar hiperemia (congestão sanguínea) difusa ou em placas, além de prurido, calor, ardor e ressecamento. “A pele pode ser sensível ou tornar-se sensível”, explica Joyce. Para este tipo de pele, o melhor é usar sempre produtos hipoalergênicos, sem fragrância e com menor número possível de princípios ativos, preferencialmente com propriedades calmantes e descongestionantes. “A pele sensível deve estar sempre hidratada para aumentar a proteção contra agressões externas”, destaca.

Pele acneica

Requer os mesmos cuidados de peles oleosas e sensíveis. Ou seja, evitar os produtos alergênicos e as formulações muito complexas, de preferência com base em gel. “Os produtos devem ser sempre não-comedogênicos”, alerta a cosmetóloga. Ela completa: “Por se tratar de uma patologia, os cuidados devem ser sempre em conjunto com profissionais”. A farmacêutica indica que a hidratação da pele acneica seja realizada sempre após o controle da acne, principalmente nos casos em que forem utilizados medicamentos que ressecam e afinam a pele, como no caso da isotretinoína.

Pele mista ou combinada

Apresenta características diferentes (oleosa ou seca) em regiões distintas. “Para hidratá-la, o ideal é usar bases cosméticas suaves. De preferência, em gel-creme, para não aumentar a oleosidade nas áreas onde há maior comprometimento”, alerta a especialista.

Pele masculina

Possui epiderme mais espessa, mas áspera e mais resistente que a pele feminina, por ter maior número de fibras colagênicas da derme. Como suas glândulas sebáceas são maiores, é mais oleosa e apresenta poros maiores. “Os hidratantes para a pele masculina devem apresentar uma textura leve, na forma de gel-creme e gel não gordurosos, de fácil aplicação. Pode-se incluir um ativo cicatrizante, para agir no pós-barba”, sugere a farmacêutica.

Pele negra

Caracterizada pelo aumento no calibre dos vasos sanguíneos e linfáticos. Sofre maior perda de água transepidérmica após processos de irritação e apresenta maior sensibilidade a agentes irritantes. “A pele negra tem maior secreção de ácidos graxos, o que pode transformá-la em uma pele lipídica, acima dos padrões da normalidade, por isso recomenda-se o uso de cosméticos com bases não oleosas como gel e gel creme”, recomenda a cosmetóloga.

Processos de hidratação

A especialista ressalta que, além de conhecer seu tipo de pele, é importante saber como funcionam os processos de hidratação, para poder escolher o cosmético certo. Veja a diferença:

Hidratação por oclusão 

Ocorre quando os ativos presentes no cosmético promovem uma redução da evaporação, impedindo a perda de água no extrato córneo. Os produtos que usam esse processo têm base lipídica e formam uma barreira protetora na pele. Normalmente, são emulsões cremosas, com óleos vegetais na composição.  “Mas as peles oleosas também podem se beneficiar desse tipo de hidratação”, diz Joyce. Nesses casos, recomenda, o melhor é usar uma emulsão com mais água e menos óleo.

Hidratação por umectação 

É um processo feito graças às substâncias capazes de captar a umidade do ambiente e utilizá-la na hidratação do tecido, mantendo a emulsão natural da pele – composta por agentes molhantes, ou seja substâncias que por possuírem propriedade de hidroscopia são capazes de manter a superfície de contato úmida. Os mais utilizados são gliceróis e D-pantenol. Outro ativo que tem propriedades bem interessante para esse tipo de ação é o Colágeno, que por possuir uma cadeia molecular rica em radicais prolina e hidroxiprolina é um excelente agente de hidratação por umectação, pois sua estrutura macromolecular impede a sua absorção pelo tecido epitelial. A hidratação por umectação ocorre em dois níveis diferentes: na superfície da pele ou por mecanismos intracelulares. Esse tipo de processo é bem indicado para peles oleosas.

Hidratação Ativa

Emulsões - produtos destinados a promover a hidratação da pele, tais como cremes ou loções cuja fase lipídica promove a oclusão e a fase aquosa possui ingredientes higroscópicos que propiciam a umectação (hidratação) da pele.  Esses ativos são considerados hidratantes biológicos, são considerados os aminoácidos, uréia e ácido hialurônico. Indicada para peles normais e secas.

Fonte: Dikajob

Nenhum comentário:

Postar um comentário