quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Chineses identificam bactéria ligada à obesidade


A equipe espera que o estudo ajude a determinar novos tipos de dietas

Uma equipe de investigadores chineses confirmou que a Enterobacter cloacae B29 está ligada à obesidade, num estudo que envolveu seres humanos e ratos.

O trabalho foi publicado no The Isme Journal.


Durante a experiência, os cientistas conseguiram que um jovem obeso de 26 anos com 174,8 quilos perdesse 51,4 quilos em 23 semanas. O jovem adulto fazia quatro refeições por dia, de 1.344 calorias diárias. Mas, além da restrição calórica, a alimentação foi planeada de forma a evitar a multiplicação de bactérias no intestino.

Os testes indicaram 35 por cento das bactérias no intestino antes do estudo e nove semanas depois diminuíram para 1,8 por cento (com perda de peso de 30,1 quilos). Em 23 semanas, a bactéria passou a ser indetectável.     

Os investigadores decidiram fazer mais testes em ratinhos, divididos em dois grupos. Um dos conjuntos recebeu a enterobacter, os outros, não e passaram a alimentar os animais com uma dieta de alta caloria. Os que receberam a bactéria começaram a engordar e a ficar obesos e demonstraram resistência à insulina. Os que receberam o micro-organismo, não sofreram alterações no peso.

Os investigadores concluíram que a flora intestinal é determinante no desenvolvimento da obesidade e a bactéria Enterobacter cloacae B29, isolada pelos cientistas, é a culpada.        

A espera que o estudo ajude a determinar novos tipos de dietas
. Além disso, o resultado pode explicar por que há pessoas que comem bastante mas engordam muito menos que outras.

Fonte: Ciência Hoje