Aplicativos

29 Aplicativos úteis aos Farmacêuticos

Os Farmacêuticos podem contar hoje em dia com o auxílio de aplicativos que facilitam nossa vida pela acessibilidade e facilidade ao acessar as informações pelo celular ou tablet.

Abaixo estão algumas sugestões de aplicativos que podem ser úteis no dia-a-dia do farmacêutico tanto para auxiliar na profissão como para se manter informado.


1 - Bulário Bulas de Remédios (Android) e Bulário Digital Lite (IOS)
É um banco de dados de bulas do android market, com mais de 12.000 bulas de medicamentos cadastradas e pode ser utilizado offline.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

2 - Guia dos Remédios
Fornece as bulas originais adicionadas diariamente pela equipe médica do  MedPhone, além de fornecer os PDFs originais da bula. São mais de 6.000 mil bulas.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

3 - Vademecum medicamentos
Mais de 30.000 fármacos e 8.000 princípios ativos presentes em mais de 30 países. Informação de Posologia (doses), indicações terapêuticas, advertências e precauções, contraindicações, reações adversas e interações. Pode ser utilizado offline. 
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

4 – MedSUS
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, apresenta a lista de medicamentos indicados pelo SUS, disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). As informações inseridas neste aplicativo, sobre os medicamentos, foram obtidas do Formulário Terapêutico Nacional (FTN), dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de guias e manuais publicados pelo Ministério da Saúde e do banco de dados de medicamentos registrados no Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esse aplicativo contém informações gerais, tais como, princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação do medicamento; informações técnicas que auxiliam na prescrição e na dispensação deste e informações que poderão ser enviadas por e-mail ao usuário para orientá-lo no uso e conservação.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

5 - Meu CR - Consulta Remédios
Informações detalhadas dos medicamentos, como: PMC (preço máximo ao consumidor), PF (preço de fábrica), registro no ministério da saúde, Código de Barras. Pesquisa por nome comercial, princípio ativo, quantidade da substância, fabricante. Genéricos - medicamentos e fabricantes. Pesquisa também de produtos de saúde e beleza. São mais de 7000 bulas cadastradas e disponíveis para visualização e leitura.
Está disponível no Google Play Store.

6 - Guia de Exames
Todos os exames estão divididos em categorias: Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia e Imunologia; e ainda o usuário tem disponível a possibilidade de utilizar a busca para encontrar um determinado exame. Além de poder consultar os valores normais dos exames, o aplicativo possui comentários indicando seu uso, e o significado de valores diminuídos ou aumentados.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

7 - Guia Digital
É o aplicativo de consulta de medicamentos do Guia da Farmácia. Possui uma lista com mais de 17.000 apresentações de medicamentos e é constantemente atualizada e monitorada pela ANVISA. A pesquisa pode ser por nome comercial ou principio ativo, utilizar o filtro por tipo (genérico, similar ou referência) ou por laboratório, e saber as apresentações e o preço máximo de venda ao consumidor nas farmácias e drogarias. 
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

8 - Kairos EMS
É patrocinado pela EMS. É possível obter rapidamente os preços de medicamentos comercializados no Brasil, além de bulas, descrições de substâncias, interações medicamentosas, laboratórios e produtos comercializados, a relação de patologias e produtos indicados para seu tratamento, relação de ações terapêuticas e os produtos indicados para cada uma e o índice de Substâncias e Produtos Relacionados. Para acessar o aplicativo você deverá informar usuário e senha fornecidos pela EMS.
Está disponível no Google Play Store.

9 - Dr Drauzio Primeiros Socorros
Este aplicativo, com conteúdo desenvolvido e supervisionado pelo Dr. Drauzio Varella, oferece orientações básicas sobre primeiros socorros. A partir de um menu bastante simplificado, o usuário terá acesso a procedimentos para dezenas de situações de emergência, onde a pronta ação pode fazer a diferença. Em casos graves, ou quando estiver com alguma dúvida, deve-se procurar o serviço de emergência ligando para 192.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

10 – Lexicomp (inglês)
Para se manter atualizado com o conhecimento clínico confiável do Lexicomp. Esta aplicação inclui 30 dias de acesso a todos os bancos de dados Lexicomp e oferece centenas de imagens, cálculos e tabelas disponíveis.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

11 - Whitebook Prescrições Médicas
É um guia de prescrições médicas com mais de 300 orientações de prescrição para todos os usuários, além de um bulário de medicamentos com mais de 2500 bulas, e absolutamente todo o conteúdo com disponibilidade offline. O aplicativo tem recursos exclusivos para usuários Premium.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

12 - Notícias Médicas PEBmed
Fornece notícias da medicina, saúde e tecnologia.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

13 - iBulas Medicamentos
Possui informações sobre medicamentos, bulas, localização de farmácias mais próximas e preço máximo ao consumidor por estado.
Está disponível no Google Play Store.

14 - Procedimentos SUS
Acesso instantâneo a Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS, busca inteligente por qualquer parte do nome de um procedimento, navegação por grupos, subgrupos e formas de organização, lista de Favoritos; busca pelo código do procedimento, CID Principal e Secundário, acesso offline.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

15 - CRF-SP
Para os farmacêuticos inscritos no CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) e pode realizar serviços fornecidos pelo portal www.crfsp.org.br como comunicação de ausência, consulta de vagas de emprego, verificação da legislação, agenda de eventos. Além disso, pode enviar e-mails diretamente ao presidente do CRF-SP.
Está disponível no Google Play Store.

16 - CRF-MG
Para os farmacêuticos inscritos no CRF-MG (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais) que pode realizar diversos serviços oferecidos pelo portal www.crfmg.org.br, como a consulta aos profissionais e estabelecimentos, atualização de dados cadastrais, comunicados de ausência, denúncias, acesso às notícias e revistas eletrônicas, vídeos institucionais, agenda de cursos e eventos, clube de benefícios, entre outros, alguns abertos ao público em geral. Além disso, pode obter um canal direto com qualquer departamento do CRF-MG.
Está disponível no Google Play Store.

17 - Medscape (inglês)
Utilizado pelos profissionais de saúde para a informação clínica. Contém notícias e informações sobre os medicamentos, interações medicamentosas, procedimentos, calculadoras médicas, informações sobre doenças, apresentação clínica, entre outras funções. O acesso pode ser offline.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

18 - Terminologia médica
É um dicionário de termos médicos com vocábulos e suas formas genéricas, equivalentes em inglês, sinônimos, antônimos, símbolos, abreviações comuns, dados biográficos e notas linguísticas que permitem melhor compreensão do emprego correto dos termos médicos.
Está disponível no Google Play Store.

19 - iMOC Brasil
É o Manual de Oncologia Clínica do Brasil utilizado pelos profissionais da saúde da área oncológica. Traz os resultados dos mais recentes e relevantes estudos clínicos sobre os diversos tipos de câncer. Este aplicativo apresenta: e-book com a versão mais recente do MOC em formato eletrônico,
Fórmulas médicas: calculadoras e outras ferramentas, como por exemplo, manejo de reações alérgicas, com uma fórmula de quimioterapia já pronta para facilitar o dia a dia do médico. Vídeo-MOC: algumas aulas sobre os temas mais recentes publicados nos principais periódicos médicos.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

20 - Manual de Medicamentos Nestlé
É habitualmente utilizado em Pediatria da Nutrição Infantil da Nestlé e útil para o dia a dia dos profissionais de saúde, porque torna mais rápida e prática a busca por informações de diversos medicamentos, organizados por categorias, princípios ativos, genéricos e de referência. 
Está disponível no Google Play Store.

21 – GAPS
O objetivo deste guia é colaborar com o melhor atendimento, totalmente baseado em evidência, além de considerar dados epidemiológicos locais do Hospital onde esse protocolo é usado, o Hospital Evangélico de Curitiba. O público alvo são os médicos residentes que estão em formação de especialização, assim como os alunos de medicina, que estão tendo uma imersão na área de emergências. O manejo dos pacientes, assim como os antibióticos de escolha são baseados na rotina e epidemiologia local, talvez não sendo aplicável em outros hospitais. O guia apresenta dose do antibiótico, assim como a dose e a duração do tratamento.
Está disponível no Google Play Store.

22 – UpToDate
Os participantes e assinantes individuais do UpToDate® Anywhere podem responder a dúvidas médicas a qualquer hora, em qualquer lugar, com este aplicativo. O principal recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, inclui conteúdo profissional aprofundado, informações sobre pacientes, tópicos sobre medicamentos e recomendações médicas no local de atendimento. Tem sido objeto de mais de 60 estudos de pesquisa que confirmam que o uso generalizado do UpToDate está associado com a melhoria do atendimento ao paciente e desempenho do hospital.
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

23 - Epocrates Plus (inglês)
Informações sobre prescrição e avaliação de medicamentos, contraindicações, interações medicamentosas, acesso a notícia médica e informações de pesquisa, calculadora, informações sobre doenças, diretrizes de prática clínica, medicamentos alternativos, guias de laboratório. 
Está disponível na Apple App Store e Google Play Store.

24 - Drugs.com Medication Guide (inglês)
Informações sobre medicamentos, efeitos colaterais, dosagem. Principais Características: criação dos seus próprios registros de medicação pessoal, informações para o consumidor, alertas do FDA, interações medicamentosas, além de alimento, alergia e interações. Busca rápida dos medicamentos de A a Z; identificação dos medicamentos inserindo uma marca, forma ou cor; fornece uma lista de interações medicamentosas e alimentares; perguntas e respostas sobre os  medicamentos.
Está disponível no Google Play Store.

25 - Guia de Plantas Medicinais
Você pode procurar a erva pelo nome da doença em que é recomendado o seu uso, pelo nome científico pela família de cada erva. Pode ser utilizado offline.
Está disponível no Google Play Store.

26 - Plantas medicinais
Apresenta cerca de 70 das plantas medicinais mais populares, imagens completas, descrição e uma história dos usos medicinais. A intenção não é fornecer conselhos médicos específicos. 
Está disponível no Google Play Store.

27 – KlarMed
Oferece prestações de serviço úteis para o seu dia-a-dia: Calculadora Posológica dos antibióticos, CID-10, Interações Medicamentosas, Curvas de Evolução de Crescimento.  
Está disponível no Google Play Store.

28 - PlantNet Identificação Planta
O app funciona através de um sistema de informações colaborativo, capaz de identificar diversas espécies de plantas. O projeto busca facilitar o acesso à informação, disponibilizando a tecnologia de reconhecimento através de um aplicativo para smartphones disponível para usuários dos sistemas iOS e Android. Com apenas alguns cliques, é possível descobrir o nome das plantas que você desejar. Para chegar à informação, o sistema compara a imagem subida pelo usuário com as outras existentes em sua base de dados, que conta com mais de 4,1 mil espécies de plantas cadastradas.

29 - Pharmacos
Com o PHARMACOS Mobile você tem informações de preço sobre mais de 17.000 medicamentos: Nome Comercial; Princípio Ativo (composição); Preços FAB e PMC (de acordo com o % de ICMS de cada UF); Apresentações; Se é Genérico, Referência ou Similar; Lista PIS/CONFINS; Código de Barras; Pesquisa por Laboratório; Pesquisa por Princípio Ativo. O aplicativo é atualizado mensalmente com os novos produtos e as alterações de preços. Não é necessário conexão à internet para consultar os preços.

Está disponível no Google Play Store.

A maioria dos aplicativos são gratuitos e alguns necessitam de cadastro. As informações de cada um são da Google Play Store® e Apple App Store® onde estão disponíveis. Se você utiliza algum que não foi mencionado pode nos recomendar pelo comentário abaixo.

Lembrando que todas as informações dicas e sugestões contidas nos aplicativos não substituem um aconselhamento e o acompanhamento de Profissionais.

Este artigo foi criado exclusivamente para Farmacêutica curiosa.
É permitido divulgação desde que citado as fontes e créditos do autor e do site.


4 comentários:

  1. Olá, sou estudante de Farmácia e tenho usado bastante um aplicativo chamado Medicamentos. Ele possui informações para os profissionais de saúde e permite a solicitação de inclusão de novos medicamentos. Tem sido muito útil para mim e meus colegas.
    Este é o site do aplicativo: https://prodoctor.net/medicamentos

    ResponderExcluir
  2. Para os usuários de Windowsphone, como eu, tem o app "Drug Scape". É uma versão em inglês compacta de três plataformas: BNF61, Medscape e Micromedex. Vale muito a pena utilizar ��

    ResponderExcluir