segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Probiótico reduz diarreia causada por uso de antibióticos


Presente em 30% dos pacientes em tratamento com antibióticos, a diarreia é um dos principais motivos que levam à interrupção do tratamento.

Um estudo promovido pelo instituto RAND - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que desenvolve pesquisas nas áreas de saúde, educação, direito e meio ambiente - indica que o consumo de probióticos ajuda a reduzir casos de diarreia em tratamento com antibióticos. O trabalho foi publicado no periódico Journal of the American Medical Association.

De acordo com os cientistas, pelo menos 30% dos pacientes em tratamento com antibióticos sofrem de diarreia. Esse efeito colateral é um dos principais motivos que levam pacientes a interromper o uso do medicamento antes do tempo previsto, prejudicando o tratamento.
O estudo mostrou que a incidência de diarreia em pacientes em tratamento com antibiótico foi 42% menor naqueles que ingeriram probióticos. "Nós descobrimos um claro efeito benéfico dos probióticos na prevenção ou no tratamento de diarreia associada ao uso de antibióticos", diz o coautor do estudo, Sydne J. Newberry, do RAND.

Mais eficientes - Os pesquisadores do RAND fizeram uma longa revisão da literatura médica para levantar os últimos estudos sobre o uso de probiótico para prevenção e tratamento de diarreia associada ao uso de antibióticos.

De acordo com os pesquisadores, nos últimos anos, vários estudos individuais foram feitos para entender o papel dos probióticos na prevenção e tratamento desse efeito colateral dos antibióticos. A ideia deles foi reunir os resultados encontrados em uma única pesquisa para chegar a dados mais consistentes sobre o tema.
Os autores ressaltam a necessidade de estudos futuros para verificar se existem linhagens ou grupos de probióticos mais eficientes na prevenção de diarreia ou se o uso deles pode trazer algum risco para a saúde dos pacientes.
  
PROBIÓTICOS

São microrganismos 'do bem', bactérias (como os lactobacilos) que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Nos intestinos grosso e delgado, ajudam a regular o movimento peristáltico e síntese de vitaminas, por exemplo, além de auxiliar no equilíbrio entre as bactérias que habitam os intestinos. Os probióticos estão presentes em alimentos como os iogurtes, mas podem ser adquiridos também em suplementos alimentares.

Fonte: Portal Veja Online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...